quinta-feira, 10 de junho de 2010

Dia dos Solteiros


Quem inventou esse tal Dia dos Namorados não teve a menor compaixão com o resto da humanidade: nós, solteiros inconsoláveis. Só podia estar perdidamente apaixonado ou falido. Algo assim como um comerciante à beira do colapso que foi chutado pela companheira e, para reafirmar seu amor e competência financeira, juntou o útil ao rentável. Dedicou uma data à ex, enfeitou a vitrine de cima a baixo com artigos românticos, cartazes colossais, deu desconto para os fregueses, e taí: comovida com o empenho do sujeito, a clientela aderiu, a concorrência copiou, a mídia comprou a idéia, a ex-mulher se arrependeu, e o final feliz se estendeu indefinidamente até os dias de hoje, quando os dois pombinhos celebram a data e os celibatários a exorcizam.
É impossível não ficar deprimido em épocas festivas super restringentes como esta. A gente é bombardeada com convites para festas, jantares, promoções, tudo perfeito para dois, mas somos um só, um apenas, somente um: não podemos participar. É como ir a um baile à fantasia desavisado, onde todo mundo está pulando e se divertindo de pierrô e colombina, e você ali, metida num terninho feito um dois de paus, sorrindo amarelo. Tudo bem, a gente tira de letra, diz que está fazendo um estilo executiva, que não se importa, entra na dança como se nada estivesse acontecendo. Mas no fundo, lá no fundinho, sabe que não faz parte do todo, não é fatia do bolo, não pertence ao grupo. Procura um executivo-padrão pelo salão e tudo o que encontra são os confetes espalhados da alegria alheia.
Acho linda a decoração das lojas no mês de junho. Ramalhetes de rosas em forma de coração, ursinhos de pelúcia dizendo "te amo", bom-bons embrulhados em celofanes vibrantes, muito vermelho vivo, a cor da paixão. Acho lindo casais de namorados passeando de mãos dadas pelo shopping, se abraçando de vez em quando, parando para ver um produto aqui, outro acolá, apontando um possível presente, uma lingerie, um relógio, um blusão e, em troca, ganhando sorrisinhos, elogios. Acho lindo, nos restaurantes, dedos entrelaçados, olhares hipnotizados e taças de vinhos aquecendo amores. Música lenta, beijos soltos no ar, suspiros, pirilampos, acho tudo, tudo lindo. E é isso que me deprime.
Nos Estados Unidos, o golpe é mais ameno. No "Valentine's Day" do país mais capitalista do mundo e, neste específico caso, mais democrático, você pode presentear quem quiser, não precisa estar enamorado. É uma data para demonstrar carinho pelo vizinho, pela avó, pela professora, pela mãe, e vá lá, pelo seu chuchucão. Isto significa que, absolutamente todo mundo, do seu cachorro ao padeiro da esquina, pode ser contemplado com a sua gentil lembrança, seu amor eterno, seu dengo. Infalivelmente, alguém vai lhe retribuir, nem que seja com um cartão espalhafatoso com uma daquelas piadas cujo humor americano você não acha a menor graça, mas ri. E rir é um excelente antidepressivo.
Comerciantes brasileiros, que tal lançarem um dia para nós, descasados? Vocês iriam lucrar duplamente! Eu, por exemplo, se não ganhasse um agrado de ninguém, me autopresentearia. Porque me basto como amiga, agora me namorar, já é mais difícil - há certas coisas que a gente quebra o galho sozinha, mas a dois é muito mais emocionante. Prometo mandar lembrancinhas para a minha família no sul, para o boy lá da empresa, coitado, que por ser terceirizado sempre fica de fora dos brindes de fim de ano, para o simpático cara da banca de jornal, para várias pessoas, porque graças a Deus, se a fidelidade é uma virtude da monogamia, a multirelação é bem-vinda numa amizade. Seria quase um segundo Natal! Eu não tenho namorado e reivindico um Dia dos Solteiros. Aliás, se me permitem, como autora da idéia, sugiro o dia 11 de junho. E quero de presente, um namorado.


Este texto super bacana é da Ana Kessler.

Um comentário:

  1. Vero, vero ...

    Passei e dei uma espiadinha já que o nome (das duas) me pareceu bem familiar, rsrsrs...
    Ainda bem, já que é um blog bem legal !!!

    Parabéns,

    Helen Susy Sousa Damasceno.

    * Visitem meu blog: www.cavuscando.blogspot.com

    ResponderExcluir

Visite, leia e comente.
É grátis!